![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbMKqFNqfecdDPcHW0uBXUU2RNkyvWVQxlSQGk41Ilyb0fM5B4Nw76C6FMiW2xyw6e7xCodd6DEFjvvgYd5gphG-z6t7SD4tRPhXs9VcWl_szHjwpeGyjd4O8iNcCmsWFw_rpWodUJXBrQ/s400/19122007344.jpg)
Que podemos nós fazer para melhorar o mundo?
.
O dia estava chuvoso e nenhum elemento do grupo conhecia com exactidão a localização das bibliotecas, mas o importante é que conseguimos descobri-las e atingir todos os objectivos definidos!.
A nosso primeira paragem foi na Cidade Universitária. Aqui:
- Visitámos o Instituto de Oceanografia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a própria faculdade!
- Fizemos pesquisa e recolhemos materiais (na biblioteca).
- Conversámos pessoalmente (pela primeira vez!) com o Biólogo Nuno Prista, a quem agradecemos a simpatia e as informações e sugestões dadas - estamos certos de que nos serão muito úteis!.
.
A paragem seguinte foi em Algés, onde é o IPIMAR. Aqui:
- Conhecemos o Investigador Yorgos Stratoudakis que nos deu preciosos conselhos que com certeza teremos em conta no decorrer do projecto!
- Pesquisámos e recolhemos materiais de interesse (na biblioteca).
Considerámos este dia como um dos mais produtivos até à data, não só por conseguirmos recolher imensa informação como também por conversarmos pessoalmente com os nossos principais apoiantes!
Estamos cada vez mais motivados e fascinados com o nosso projecto!
.
E você?
.
A agenda já está preenchida! Mas só revelaremos as nossas actividades mais tarde.
.Por agora deixamos aqui os nossos agradecimentos ao Biólogo Nuno Prista, ao Investigador Yorgos Stratoudakis, às nossas professoras de Área de Projecto, a todas as instituições que nos têm ajudado e, claro, ao Sintravox!
E deixamo-vos também um resumo - vídeo - da nossa visita ao Estuário do Tejo.
.
- a Ciência. Existem pouquíssimos estudos sobre a sobreexploração pesqueira aliada à poluição (se é que há algum!). Apenas recentemente o biólogo Nuno Prista teve a ideia de desenvolver uma tese de doutouramento sobre a Corvina-legítima. Teremos muita matéria de estudo, sem dúvida!
e
- o Grupo. Para uns aspirantes a cientistas não há maior mérito que o de ajudar o nosso planeta e a nós próprios. Para além disso, colaborar com instituições de renome, como as nossas apoiantes, é extremamente gratificante.
- Estudo aprofundado da espécie Argyrosomus regius;
.
- Divulgação de informação à comunidade;
.
- Sensibilização da mesma para as problemáticas tratadas;
.
- Colaboração com instituições.
.
Tendo em conta a pertinência do nosso trabalho, delineámos os produtos finais de modo a que reflectissem os nossos objectivos. São eles:
- Componente teórica:
Onde serão afixados placards e exibido um documentário, com um intuito puramente informativo (é preciso conhecer antes de agir).
- Componente prática:
Onde estarão as actividades laboratoriais - que pretendem demonstrar a influência dos metais pesados do Rio Tejo sobre o organismo e metabolismo da Corvina - e o jogo multimédia interactivo que pretendemos criar - proposto pela Engenheira do Ambiente Helena Guerra - que estará também ao dispor de quem o quiser experimentar.
Sublinhamos ainda que todos os produtos serão integralmente realizados por nós, embora saibamos que necessitamos de ajuda (daí a importância das intituições apoiantes e do Investigador Yorgos Stratoudakis).
Temos noção de que dificuldades e obstáculos irão surgir, mas aqui entra o nosso espírito trabalhador!
Estamos determinados a fazer algo pelo nosso planeta!
Estamos determinados a ajudar uma espécie!
Estamos determinados a agir!
.
E você? Entusiasmado com o nosso projecto?
Por agora, deixamo-vos o vídeo que concluiu o nossa apresentação. Esperamos que gostem e que se apercebam da dimensão dos problemas que iremos tratar com o Projecto Barbatana!
E se a culpa for nossa?