07 dezembro, 2007

Barbatanas delineadas!

Uma vez que já apresentámos o grupo, o subtema e os nossos motivos chegou agora a hora de esclarecer a nossa pertinência, traçar objectivos e delinear produtos finais!





Os visitantes mais assíduos testemunharam a sondagem que realizámos durante a penúltima semana de Novembro. Como pudemos constatar, há uma enorme falha a nível da informação que é disponibilizada à comunidade.




Será que não merecemos saber o que, de facto, se passa?




O grupo não vai ignorar esta questão! Mas… será o Projecto Barbatana pertinente apenas no campo social?

.


A resposta é não. O nosso projecto contribui, também, para outros campos, como




- a Economia. Se protegermos o Rio Tejo a Corvina-legítima poderá reproduzir-se num habitat não poluído, o que será obviamente benéfico para a saúde humana (uma vez que nos alimentamos desta espécie). Por outro lado, sabemos que um dos motivos que levou à diminuição da população de corvinas no nosso país foi o facto de os pescadores capturarem exemplares desta espécie que ainda não atingiram a maturidade. Ora se não atingiram a maturidade esses indivíduos nunca se reproduziram e, ao serem pescados, verifica-se que a população tende a diminuir.




- a Ciência. Existem pouquíssimos estudos sobre a sobreexploração pesqueira aliada à poluição (se é que há algum!). Apenas recentemente o biólogo Nuno Prista teve a ideia de desenvolver uma tese de doutouramento sobre a Corvina-legítima. Teremos muita matéria de estudo, sem dúvida!



e



- o Grupo. Para uns aspirantes a cientistas não há maior mérito que o de ajudar o nosso planeta e a nós próprios. Para além disso, colaborar com instituições de renome, como as nossas apoiantes, é extremamente gratificante.





"Pelas barbatanas de Argyrosomus regius" está ainda em concordância com o projecto educativo da escola secundária Stuart Carvalhais.
Certamente que no decorrer do trabalho ainda descobriremos muitas outras áreas onde poderemos dar o nosso contributo! Por enquanto, ficam definidos os nossos objectivos:
.

- Estudo aprofundado da espécie Argyrosomus regius;

.

- Divulgação de informação à comunidade;

.

- Sensibilização da mesma para as problemáticas tratadas;

.

- Colaboração com instituições.

.

Tendo em conta a pertinência do nosso trabalho, delineámos os produtos finais de modo a que reflectissem os nossos objectivos. São eles:




A organização de uma exposição (prevista para dia 21 de Maio) onde se identificarão duas componentes:

- Componente teórica:

Onde serão afixados placards e exibido um documentário, com um intuito puramente informativo (é preciso conhecer antes de agir).

- Componente prática:

Onde estarão as actividades laboratoriais - que pretendem demonstrar a influência dos metais pesados do Rio Tejo sobre o organismo e metabolismo da Corvina - e o jogo multimédia interactivo que pretendemos criar - proposto pela Engenheira do Ambiente Helena Guerra - que estará também ao dispor de quem o quiser experimentar.

Sublinhamos ainda que todos os produtos serão integralmente realizados por nós, embora saibamos que necessitamos de ajuda (daí a importância das intituições apoiantes e do Investigador Yorgos Stratoudakis).

Temos noção de que dificuldades e obstáculos irão surgir, mas aqui entra o nosso espírito trabalhador!

Estamos determinados a fazer algo pelo nosso planeta!

Estamos determinados a ajudar uma espécie!

Estamos determinados a agir!

.

E você? Entusiasmado com o nosso projecto?

6 comentários:

Anónimo disse...

O Projecto Barbatana aborda um tema que diz respeito a todos! Todos têm o direito de saber o que se passa com a vida aquatica no nosso país, até por uma questao de saude! Vamos informar e sensibilizar a populaçao!

mostre o seu interesse pelos SEUS DIREITOS! informe-se!

=)

Anónimo disse...

Não me dou c ciencias, mas rendo-me a vossa criatividade! Concordo convosco, porque é tempo de falar sobre assuntos menos falados! E voces nem precisaram de pegar num assunto que englobe um grande problema mundial que ninguem consegue resolver! Foram simples e originais! Começam pelo tejo e amanha o mundo ficara melhor! Parabéns!!!

Anónimo disse...

=D aquele orgulho!

Anónimo disse...

Parabéns. Do que vi e li, gostei imenso. O filme por exemplo está muito bem conseguido. Acho muito interessante, que vós, jovens de hoje, se preocupem cada vez mais, com estas questões. Bem haja. Não há dúvida, que cada um de nós tem uma quota parte de responsabilidade no estado em que o ambiente está. Se todos, mas todos sem excepção, fossemos mais conscientes e empenhados com as questões ambientais, de certeza que teriamos um mundo melhor. Força malta.
Grande Abraço, para o João Messias. Avisa quando for a apresentação do trabalho.

Andreia disse...

Opa coleguinhas PARABENS!
Mas tambem de gente fantastica so pode vir um trabalho fantastico.
E já agora fiquei curiosa porque é que as corvinas desapareceram e voltaram de novo =P
Isto de uma pessoa estar com atenção :')


* * *

Anónimo disse...

Parabéns pela apresentação, pessoal! =)

Acho que o vosso projecto tem barbatanas pra nadar até bem longe! :P

Boa sorte *** [][]

Obrigado por nos ter visitado!

compartir piso